sábado, 17 de maio de 2014

Benefício do Chá de Carqueja

Os benefícios do chá de carqueja incluem a melhora da circulação sanguínea, da digestão e a facilitação do processo de emagrecimento. Mas, o chá de carqueja também é benéfico para: ajudar a controlar a diabetes, desintoxicar o fígado, auxiliar no tratamento de doenças digestivas, ajudar no combate as inflamações.

Carqueja emagrece 
Estes benefícios do chá de carqueja se devem à algumas substâncias que esta planta possui, como os compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavonóides.Contudo, ele é contraindicado durante a gravidez e amamentação e não deve ser utilizado em grandes doses, pois pode ser prejudicial à saúde.

A carqueja emagrece especialmente se o chá for tomado antes de um evento especial em que vai ocorrer um abuso alimentar pois ajuda a diminuir o apetite. O chá de carqueja sem adição de açúcar tem sido utilizado nos processos de emagrecimento como complemento a uma dieta alimentar equilibrada prescrita por um nutricionista. 

Como vimos em nosso texto, a Carqueja pode ser usado para muitos propósitos e cada forma de preparo do seu chá realça um efeito em particular, de acordo com suas propriedades.

 O uso mais comum da Carqueja é sob a forma de chá na proporção de 20g de folhas picadas para um litro de água, devendo ser tomado de 3 a 4 vezes por dia, mas devem ser observadas outras proporções para casos mais específicos, conforme podemos ver à seguir.

Chá de Carqueja para problemas hepáticos (Fígado) - Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Chá de Carqueja para problemas de má digestão - Coloque 1 colher de sopa de folhas de Carqueja picadas (10g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Chá de Carqueja para combate ao reumatismo – Ferva 1 litro de água juntamente com 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g). Após aproximadamente 3 minutos, desligue o fogo, deixe que esfrie e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Chá de Carqueja para problemas de circulação – Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) e 1 colher de sopa cheia de erva doce em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Chá de Carqueja para controle do diabetes – Coloque 1 colher de sopa cheia de folhas de Carqueja picadas (10g) em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200ml) 6 vezes por dia. (Os diabéticos devem fazer controle rigoroso dos níveis de glicemia quando utilizarem esta erva, a fim de não terem uma baixa muito significativa de glicose provocando hipoglicemia.)

Chá de Carqueja para redução de colesterol - Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 CONTRA INDICAÇÕES

 A Carqueja é uma planta considerada atóxica e sem perigo, mas existem cuidados que devem ser considerados e ela não deve ser usada nos seguintes casos: Durante a gravidez, já que pode agir como estimulante uterino; Por pessoas que sofram de hipotensão (pressão baixa), já que ela possui propriedades hipotensivas; Por pessoas que sofram de hipoglicemia.
Curta minha página no facebook e deixa seu comentário lá!!!
https://www.facebook.com/emagrecagustavo

Fonte: Tua Saúde e Dica Seria Bem Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário